quarta-feira, 13 de março de 2013

Abobrinha verde e amarela

Já estou me preparando pra ganhar muito dinheiro na copa. Comprei no Revelando São Paulo do ano passado uma abobrinha bicolor e já não me lembro se usei a polpa, mas as sementes, com certeza, viraram mudinhas que foram plantadas no meio das braquiárias no sítio em Piracaia. 

Não me contive de alegria quando vi a primeira abobrinha verde e amarela entre as folhas com as mesmas cores. Guardei a ansiedade e não arranquei. Poderia tê-la usado como abobrinha verde, pois neste estágio, as cores são ainda mais bandeirosas. Mas resolvi deixar amadurecer, assim poderia ter mais sementes. 

Toda semana ia dar uma olhadinha para acompanhar o crescimento - como cresce rápido. E,  neste último sábado quando fui olhar,  avistei não só aquela mas outras duas engordando entre o mato afastado, agora já mais alaranjadas na porção amarela e mais desbotada e rajada, na verde. Como estão maduras, vão durar meses enfeitando a cozinha. 

Esta variedade foi desenvolvida pela Embrapa, resultado de cruzamento de abóboras de pescoço, uma predominantemente verde e a outra, alaranjada. Foram selecionadas ainda para serem mais resistentes. E são. O exemplar que trouxe da feira era de Palmital-SP e, também madura,  tinha tamanho muito menor que a que consegui colher. E não adubei e nem usei defensivos. Só abri uma roda entre a braquiária e enfiei a mudinha que fiz aqui em casa.  O resto, fez a chuva. Imagino que as sementes possam ser compradas em qualquer loja de insumos agrícolas. Quando abri-las e preparar o que quer que seja, eu conto. Uma delas já foi pro Rodrigo, do Mocotó, que já estava com a dita na fila para engenhosidades de chefe.  

A de palmital que me deu as sementes
A planta é esta belezura
Quando novinha é assim e já pode ser comida com casca e tudo
Aqui, já bem maduras e secas 

5 comentários:

João Inácio disse...

Oi Neide!

Sim, já estão sendo vendidas sementes desta nova variedade:

http://www.isla.com.br/cgi-bin/artigo.cgi?id_artigo=589

Li em outro blog que, com calor e chuva, elas crescem muito mais que os demais tipos de abóbora e que dois pés seriam suficientes para alimentar uma família de quatro pessoas.

Eu, pela minha vez, estou tentando cultivar mogango - variedade quase desconhecida fora das regiões Serranas de RS e SC - em sacada de apartamento..... As mudas estão muito bonitas, resta saber se vou conseguir colher alguma coisa além de flores.... Trouxe as sementes da casa do meu tio em São Joaquim (SC). Me preocupa que a previsão é de um outono-inverno bem antecipado e mais frio que nos últimos anos :(

Anônimo disse...

Neide: Ammmmmmmei! Que lindas! Como uma criatura do Rio Grande do Sul consegue sementes dela? Bjs
Nedi

Anônimo disse...

Neide:
Já descobri pelo endereço que o João Inácio colocou acima! Brigadinha!
Nedi

Neide Rigo disse...

João Inácio, obrigada pela colaboração. E desejo boa sorte na sua difícil empreitada.
Um abraço, N

Leticia Cinto disse...

Que lindas!!! E a planta tb é linda, enfim, adorei tudo! To doida pra ver o que vc vai aprontar com elas! :)