domingo, 18 de julho de 2010

Come-se 4 anos: Hoje no Suplemento Feminino do Estadão


Há quatro anos, 17 de julho de 2006, criei o Come-se e postei timidamente o primeiro post acompanhado desta foto de amendoim feita no scanner, pois sequer tinha máquina fotográfica: "Gosto de comer e de cozinhar, mais ainda de saber o que estou comendo, de onde vem, como é cultivado, como é feito. E, sempre que possível, eu mesma faço, eu mesma planto. De turu do Marajó ao huitlacoche mexicano, tudo aqui é possível, não interessa se tem ou não no supermercado. Basta que eu tenha comido, desejado, rejeitado. Pelo menos divido com alguns leitores minguados interessados. Só não esperem regularidade nos posts, já que sou adepta do viverlentamente.". Acho que pelo menos a intenção do blog não se corroeu com o tempo.
Mas fui perder a vergonha mesmo já quase um ano depois, quando comecei a publicar diariamente a respeito de coisas que faziam parte do meu dia-a-dia. Imaginava que não teria regularidade, pois me faltaria assunto ou disciplina para tanto. Diferente do que pensei, descobri que assuntos brotam como estes amendoins esquecidos. Se acumulam até. E que afinal havia descoberto a melhor forma de me disciplinar, registrando meus aprendizados quase em tempo real. Isto, para mim mesma. Mas o melhor é que poderia ainda dividi-los com quem tivesse o mesmo interesse, trocar ideias. Eu não mostro o que sei, mas quase sempre o que acabei de descobrir, ver, comer, colher, cozinhar. E os leitores, que hoje não tem nada de minguados, estão convidados a participar comigo destas descobertas. É só isso.
Como muitos já sabem, não sou ligada em datas, por isto esqueço aniversários dos amigos e até o meu mesmo (às vezes digo que tenho 49 anos porque não me lembro se já fiz ou ainda vou fazer aniversário e prefiro subir pra mais para que ninguém pense "nossa, parece mais"). E por isto também só descobri que o blog estava completando quatro anos porque daria uma entrevista pra CBN e sabia que a reporter iria me perguntar.
Juro que não tenho assessoria de imprensa, nem divulgo o blog em redes sociais. Foi coincidência mesmo a entrevista da CBN ter saído na data de aniversário. E mais coincidência ainda a comemoração continuar neste fim de semana no Suplemento Feminino do Estadão, que traz hoje uma ótima matéria da Vera Fiori sobre blogueiros, com entrevista feita já há algum tempo. Novamente o Come-se está lá - e também o Cuecas na Cozinha, de Alessander Guerra, e Chocolatria, de Simone Izumi.
Não, não vou ficar fazendo considerações a respeito destes anos de Come-se, nem dizer sobre a alegria que tenho em dividir o que sei e o quanto já aprendi com os leitores; nem mencionar o tanto de presentes que já ganhei e, o melhor, o tanto de amigos que conquistei. Amigos de infância como a Veronika, a Mariângela, o Rui, a Chus, a Fernanda, o Luiz, a Marisa e tantos outros. Agora só quero agradecer a companhia e brindar: tim tim com todos.

A matéria no Suplemen to Feminino: Sabores, causos e temperos virtuais.
A entrevista na CBN, com Maíra Menezes: Nutricionista dá dicas de receitas e escreve sobre legumes, verduras e frutas típicos do país que estão quase desaparecendo

24 comentários:

Mariângela disse...

Neide querida,parabéns pelo blog que só traz coisas boas ,para nós,principalmente,a amizade entre nossas famílias que começou aqui.Na minha modesta opinião,e sem desmerecer outros blogs tão bons,mas o teu é o melhor blog de comida escrito em língua portuguesa porque a cada dia nos coloca em contato com ingredientes que nunca vimos,com sabores que sequer sonhávamos que existissem,que a cada visita diária tenho a certeza de que vou aprender algo de ti,e a graça toda mora aí.Que continues sempre assim tão curiosa e querida como és!Sinta-se beijada e abraçada por nós.

Bombom disse...

PARABÉNS!
Parabéns Neide pelo aniversário do COME-SE! Adoro passar por cá pois saio sempre mais rica de informação que de outro modo não teria.
Temos interesses comuns, mas eu não estudei nessa tua área. Então, venho aqui para te visitar e aprender contigo tantas coisas belas que partilhas connosco. OBRIGADA pelo Come-se, e pela tua disponibilidade! Bjs. Bombom

Gina disse...

Muito merecida sua menção no jornal.
É uma satisfação vir aqui e viajar nas suas aventuras culinárias.
Imagino sua alegria em colocar em prática aquilo que acredita, vive e ainda gera outros prazeres, como cursos, viagens...
Vida longa ao Come-se!
Bom domingo.

Helena disse...

Parabéns!
Uma longa vida ao Come-se e sua autora.
O seu bloque é único, sinto que saio sempre daqui mais sábia.

Raquel Marques disse...

Já ando pensando em colher frutas pela cidade e te mandar para ver se você conhece.

Para mim o máximo da descoberta foi a salada que você fez com flores selvagens que eu brincava na minha infância. Pensar que comida não implica necessariamente em compras no supermercado. Que ela pode se multiplicar dentro de sua casa, como brotos germinados de nome chique que me cobram 4 reais por um punhadinhos deles. Valor que daria para comprar um saco de sementes.

Descubro aqui que com mais informação e menos preconceito, só come mal ou passa fome que mora no deserto ou quem quer.

bjs

Raquel

Simone Izumi disse...

Querida Neidíssima, meus parabéééénssss!!! Estou muito feliz por estar ao seu lado e do cueca Alê na matéria! Quanta honra!!!:D
Você é uma larousse brasileira ambulante. Uma maravilha!
Um super bjo,
Si

Neide Rigo disse...

Mari, exagerada! Nunca vou esquecer o dia em que esta sua amiga virtual se materializou no seu portão. E vocês nem tiveram medo. Obrigada por tudo e um grande beijo!

Bombom, temos sim os mesmos interesses e quanto ao estudo, só servem para mostrar o quanto ainda não sabemos. Obrigada, um beijo

Gina, se pudesse, só viajava! E fazia o blog, claro. Obrigada!

Helena, fico feliz de saber que aprende algo aqui. Obrigada,

Raquel, adoro desafios (só deste tipo). Que bom que acha isto. Um abraço e até o próximo piquenique.

Simone, a honra é minha. Não sou muito de chocolates, mas seu trabalho é um encanto não só para a boca, mas também para os olhos. Parabéns!

Um abraço, N

maryvaleriano disse...

Parabèns pelo aniversario do teu blog e que nunca te falte o emtusiasmo para contar na maneira simplesmente fantastica como voce descreve casos e pratos.

Outro dia tive pelas maos uma das primeiras ediçoes de em un livro de 1881 "La scenza in cucina e l'arte di mangiar bene" de Pellegrino Artusi e la estava uma receitinha de gelatina de pès de galinha!!! Pensei logo no teu post da gelatina fantastica... Muitas das coisas que voce mostra tem raizes comuns com a cozinha caipira (contadina) italiana, principalmente o amor pela comida.
Um grande abraço e obrigada por existir.

Neide Rigo disse...

Mary, poderia me mandar a receita desta gelatina de galinha? Ainda estou cá com minhas experiências. Tem como me mandar?
Beijos, N

Rui disse...

Neide, Parabéns.
Para mim é um privilégio ser amigo de vocês e apesar da distância me sinto próximo. Teu blog é muito legal, parece um foguete que começou como um aviãozinho de papel.
Abração
Rui

Anônimo disse...

Parabéns Neide pelos 4 anos do blog!

Na minha opinião o Come-se não é uma "enciclopédia" de gastronomia mas de nutrição! :)

Acho fantástico como tu expõe a alimentação de forma tão simples e natural.

Infelizmente a maioria das pessoas falam: "não coma isso", "não coma aquilo", "isso não presta", "isso faz mal"... Mas não dizem o que se deve consumir, ou principalmente, como mudar (de fato) os hábitos alimentares...

E daí vem tu e diz "COME-SE" SIM!!!! rs

Mostrando que é possível comer de TUDO (tudo mesmo) e a maneira correta de preparar os alimentos; e que uma alimentação diversificada é a base pra uma vida saudável.

Enfim, tu traduz no blog a verdadeira essência da nutrição.

Um grande abraço,
Ingrid

David Ramos disse...

Neide! Parabens pelos 4 anos, ja te disse, acho aqui o máximo, aprendo todas vezes que venho.
Acabo de ouvir sua entrevista pela CBN, devo confessar que, quando vc disse sobre leitor de Indaiatuba.. eu dei um berro!!

Abraços!

P.S. Vc sofre da mesma sindrome de 80% da população..... Odeia ouvir sua propria voz! mas sua voz é legal... fique tranquila

Catarina Landim disse...

Neide, parabéns!
Vida longa ao blog! E que possamos compartilhar as descobertas que ainda estão por vir.

Você, desde que entrou em nosso lar, mudou o rumo das conversas aqui e dos olhares para os matinhos das calçadas e as frutas das árvores.

O prazer transmitido aqui pelo ato de comer e de conhecer é maravilhoso!

O blog crescentou e muito a nossa tentativa de resgatar o prazer de sentir, de olhar, de cheirar, de ouvir.

Obrigada!
Catarina e Fábio

Cristina Welle disse...

Parabéns!!! pelo niver e tbém pelo blog, que conheço há pouco, mas me pegou instantaneamente, sempre quero saber qual a novidade do dia seguinte!!!já não consigo passar um dia sem dar uma espiadela...

Fernanda Fuchigami disse...

Parabens pelo quarto aniversario do seu blog Neide!!! Moro no japao ha 15 anos e descobri por acaso seu blog ha uns meses atras,e gostei tanto,que entro aki td dia pra ler e "babar"em cada receita deliciosa postada aki,e conhecer tb,muitas plantas,hortalicas que nunca ouvi falar,fora a ideias maravilhosas,os pic nics,coisa que amo fazer tb...e falando serio,vc me deixa com agua na boca com essas receitas viu...!!!
Abracos ...

Andréa Potsch disse...

Super parabéns Neide!! Adoro seu blog e sempre que posso passo por aqui!
bjs e sucesso sempre!

Heguiberto disse...

Que beleza Neide. Meus parabéns, só venho seguindo seu blog por cerca de uma ano e parece que já à conheço há muitos anos.
BEm então é parabéns e obrigado por compartilhar das suas experiências culinárias.
Cogratulations!
Heguiberto

Nina disse...

PARABÉNS, PARABÉNS!

Pelo aniversário, pelo reconhecimento mais que merecido!

Esse blog é tudo de bom. Delícia!

Obrigada por compartilhar sua curiosidade, suas receita e sua delicadeza!

Beijo!

Fer Guimaraes Rosa disse...

Querida Neide,

Cheguei atrasada para a festa de aniversário do Come-se [estava viajando], mas não com menos entusiasmo. Te agradeço muitissimo por ter iniciado esse blog, que é uma fonte inesgotavel de inspiração pra mim. Sem falar na felicidade de saber que tem gente profissional e apaixonada pelos ingredientes nativos, e que está nessa maravilhosa missao de resgatar e educar. Obrigada por tudo, pelo tempo que você dedica ao Come-se, que é um tempo dedicado à nós leitores. Vida longa ao Come-se!

um super beijo, Fer

*espero que essa Fernanda citada seja eu. seria uma imensa honra! :-*

Silvia - BH disse...

Neide,

Parabéns pelos quatro anos. Deve ter dois que acompanho, e quantas vezes coincidiu e ampliou experiências que tive.

Observei que muito do que fala é conhecido aqui em Minas, especialmente por quem é da roça. Penso também na educação que tive: meus pais nos obrigavam a experimentar os alimentos - só se podia recusar e dizer que não se gostava de algo se tivesse provado. Percebiam o aspecto cultural da comida de outra localidade e nos faziam entender e apreciar o que é diferente.

Outro ponto é ver como pode ser rica a experiiência de uma nutricionista. Conheço algumas que mais parecem um prato insosso e descolorido: não tem prazer em cozinhar, não se entusiasmam com alimentos, querem apenas prescrever dietas de emagrecimento.

Agradeço ainda o quanto transmite do que é próprio da sua profissão como, por exemplo, quando compara alimentos (como os tipos de batata, a gordura de um determinado preparo etc.) e por conteúddo tão rico e bem escrito.
Vida longa ao blog!

Neide Rigo disse...

Amigos, obrigadíssima pelas palavras de carinho.

Fer, é claro que a Fernanda citada é você!

Um abraço, N

Inês Correa disse...

Querida, ouvi na íntegra e amei. Parabéns. Beijos

Claudia disse...

Neide,

estava de férias, viajando pela aí e por isso comento atrasada sobre o aniversário do Come-se. Também não comemoro datas, esqueço e acho sem importância mas o Come-se é para ser celebrado. Neide, você faz o melhor blog de comida da internet e não apenas da internet de língua portuguesa mas da internet como um todo. Eu não me canso de repetir que não nenhum blog como o Come-se na internet e você precisa celebra-lo todos os dias. Você e seu Come-se são únicos e você merecia virar revista!!!!!!

Parabéns nesta data querida!!!!


Cláudia

Neide Rigo disse...

Inês, mem preciso dizer a imensa gratidão que tenho com você. Obrigada!

Claudia, fiquei toda cheia! Vou dormir feliz. Um beijo grande, N