quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Comida de época



Aqui, a vagem de Okinawa, com quatro quinas com babados, conhecida no Japão como vagem quadrada ou shikaku ingen

Ainda não pude ir conhecer o sítio onde Marisa Ono (do Blog Delícia e dos alhos negros) mora, em Ibiúna, mas dona Margareth, sua mãe, que tive o prazer de conhecer numa visita à Liberdade, pediu que me mandasse por Sedex os legumes que tinha acabado de colher à tardinha. No outro dia de manhã a caixa amarela já batia à porta, com legumes da estação: três tipos de vagem, berinjelas, nigauri, alho-poró e até aspargos. Comi legumes tenros e saborosos desde então e ainda tenho duas berinjelas. Só não devia ter deixado o nigauri esperando, pois, junto com o alho poró num saquinho, amadureceu totalmente em dois dias. As sementes ganham um arilo vermelho formidável. Depois mostro fotos. Ainda assim, piquei e comi refogado com cebolinha. Amargo mais que jiló e jurubeba juntos,mas eu adoro. Aspargos foram cozidos em vapor e servidos com frango grelhado. Alhos porós entraram numa sopa. Berinjelas foram ao forno com cebolas, passas, pimentões, amendoas, vinagre e azeite. Vagens foram refogadas na cebola e finalizadas com cheiro-verde. A rendada, cozinhei com pimentões. Eita presentinho bom, Marisa!

E hoje Marisa me mandou a foto da mais recente colheita, nesta cesta ensolarada:




Aproveito para deixar aqui uma entrevista com Carlo Petrini, fundador e presidente do Slow Food Internacional, sobre alimentos bons, limpos e justos (em português).

4 comentários:

Bombom disse...

Uma "Cesta Maravilha"! Não têm nada a ver com as de compra, não é verdade? Quando vou à minha aldeia da Beira Baixa e me presenteiam com legumes da horta assim fresquinhos, até me consolo! Que bom que é ter assim Amigos do Peito! BJs.,Bombom

Marisa Ono disse...

Ah, dona M estava desesperada de ver as vagens crescendo e nada da Neide vir à Ibiuna. Queria por que queria que você conhecesse a vagem de Okinawa (aquela cheia de babados), conhecida no Japão como vagem quadrada (shikaku ingen). As beringelas japonesas (japonesas mesmo, mandaram as sementes de lá para mim) dão muito bem por aqui e ela se orgulha muito delas. São todos vegetais do verão. Daqui umas semanas, ba-bau, só no ano que vem...

Ana Canuto disse...

Eita inveja que tá me remoendo.

lydiagonzalez.com.br disse...

Oi,
Adoro seu blog e sou também uma apaixonada pelos produtos de nossa terra! Queria saber se vc conhece canais de venda de produtos brasileiros raros no mercado, que funcionem por internet, telefone, que entregue por correios ou qualquer outra forma de acessar produtos de qualidade. Estou no interior do Rio de Janeiro, Petrópolis para ser mais especifica e gostaria de poder provar e servir outras delicias que não consigo acessar daqui! Agradeço desde já sua ajuda, sobretudo agradeço pelas informaçoes precisosas contidas no blog! Lydia Gonzalez