segunda-feira, 30 de julho de 2007

Quirera de arroz cateto com curry de camarão


Quando meu pai me mostrou aquela quirerinha, subproduto do beneficiamento do arroz do sítio, logo pensei em canja, pudins, pilafs. Normalmente é jogada às galinhas. Pois juntamos galinha e quirera na mesma panela e a canja ficou uma delícia, super cremosa. E só hoje, na correria típica de minhas segundas-feiras, quando tive que fazer o almoço em menos de meia hora, me lembrei novamente da quirera improvisei uma comidinha rápida com o curry de camarão citado no livro da Ruth Reichl, “Conforte-me com Maçãs”, numa adaptação muito livre e solta. A quentura das especiarias junto com a cremosidade da quirera de arroz cateto foi mais que suficiente para aquecer nossas almas e saciar nosso apetite neste gélido dia de inverno (7 graus sob o sol!).

Para a quirera de arroz cateto
2 xícaras de água
1 colher (chá) de manteiga
1 colher (chá) de sal
1 xícara de quirera de arroz cateto (mais cremoso)
1 folhinha de limão
Raspinhas de limão-cravo, bem vermelho

Leve ao fogo a água com a manteiga e o sal. Quando ferver, coloque a quirera bem lavada e a folhinha de limão. Quando ferver novamente, abaixe o fogo para o mínimo e cozinhe por 15 minutos ou até a água secar. Junte as raspinhas de limão, misture os grãos com um garfo e sirva com o curry.

Para o curry de camarão
1 colher (sopa) de manteiga
½ cebola picada
2 dentes de alho amassado
½ colher (chá) de gengibre ralado
1 pitada de canela
1 colher (café) de cuminho moído
2 cardamomos, as sementes trituradas
1 colher (chá) de curry em pó
½ colher (chá) de cúrcuma em pó
Meia pimenta dedo-de-moça sem sementes, picada
1 colher (sopa) de farinha de trigo
1 colher (chá) de sal
½ xícara de leite
½ xícara de leite de coco
300 g de camarão (usei congelado, direto na panela, mas fresco fica muito melhor)
1 colher (chá) de raspinha de limão
1 colher (sopa) de suco de limão
Salsinha ou coentro picado a gosto

Numa panela, aqueça a manteiga e refogue nela a cebola, o alho e o gengibre. Junte a canela, o cuminho, o cardamomo, o curry, a cúrcuma e pimenta e frite um pouco. Dilua a farinha no leite com o sal e jogue na panela, mexendo sempre. Quando engrossar, junte o leite de coco e o camarão. Deixe ferver por cerca de 3 minutos (ou mais se for congelado como o meu). Se precisar, adicione mais leite de coco ou mais farinha diluída em leite – para que o molho fique cremoso. Prove o tempero e corrija, se necessário. Junte as raspinhas e o suco de limão, mexa e polvilhe as ervas frescas. Sirva sobre a quirerinha ou arroz branco.

Rendimento: 2 porções




4 comentários:

Eli disse...

Linda a apresentação do prato! Eu gostei muitissimo do curry de camarão. :)

Fer Guimaraes Rosa disse...

nao conhecia a quirera de arroz. eu adoro os graos, todos sem excecao. mas nem sempre o que tem ai se encontra por aqui..

agasalhe-se bem! :-) bjs,

Unknown disse...

Hummm!!!!
Isso parece muito bom!!!!
Adorei teu blog.
É gostoso passear por aqui.
Hehehehehehe
Posso pulinho parao teu blog no meu?
Bjs querida

Unknown disse...

Hummm!!!!
Isso parece muito bom!!!!
Adorei teu blog.
É gostoso passear por aqui.
Hehehehehehe
Posso colocar o pulinho para o teu blog no meu?
Bjs querida