sexta-feira, 6 de julho de 2007

Kino Kiwano

A aparência justifica os outros nomes: melão africano chifrudo ou pepino chifrudo

Duvido que o kiwano ou kino (Cucumis metuliferus), de origem africana, figure na lista de frutas preferidas de alguém. Ela é linda, enfeita a fruteira, onde pode ficar sem se alterar durante até 15 dias ou mais, porém custa caro pelo que dá. É como cruá, aquele melão-mortadela (falarei dele em outro post), só serve para fazer graça. Claro que em tempos de guerra pode ser uma fonte de nutrientes e água. E na falta de fruta melhor a gente até consegue pensar em algumas formas interessantes de aproveitá-la em saladas, sucos, gelatinas. Mas em época de paz e ainda morando no Brasil das frutas fartas, pra quê? No entanto, se quiser matar a curiosidade, ela pode ser encontrada no Pão de Açúcar, no Mercadão e em algumas feiras livres. Mas já adianto que vai degustar algo como o cerne aquoso e cheio de sementes de um pepino caipira, com o agravante de que o kiwano tem sementes duras. E o sabor é uma mistura do mesmo pepino, kiwi, melão daqueles insossos, maxixe e granizo. Aliás, com exceção do kiwi e do granizo, todos são da mesma família das Curcubitáceas, até o cruá. Agora, que é uma obra prima da natureza em matéria de estética, ah isto é.

As sementes protegidas por polpa translúcida são ótimos elementos decorativos. Já para comer....

103 comentários:

Anônimo disse...

Ate que enfim consegui uma explicacao para minha impressao sobre o Kiwano (ou Kino) que esta guardado na geladeira enquianto eu procuro descobrir como se o come. Estava achando que eu era um ignorante que nao estava sabendo como come-lo. Ha muito tempo o via, achava lindo, mas ninguem da Mercearia "sabia" me dizer se era gostoso.
Agora eu entendo porque nenhum funcionario "sabia" dizer. Devem ter recebido ordens para nao contarem... Nao entendo como que um dono de mercearia compra uma fruta tao cara dessas para colocar a venda no Brasil!
De fato, eh sem graca demais.
Obrigado pela ajuda.
Glicerio Ruas - Belo Horizonte

Anônimo disse...

Dependendo da alimentação de cada um, tem-se o paladar mais ou menos apurado. Pessoas que costumam consumir alimentos extremamente açucarados, salgados ou gordurosos têm a tendência a ter o paladar ruim. Comi Kino e a achei suave e muito saborosa, inclusive o suco é delicioso e é uma fruta altamente energética.

Neide Rigo disse...

Oi, Anônimo,
Você está certo. O consumo exagerado destes alimentos compromete o paladar. Assim como o cigarro, o alcool em excesso e algumas doenças. Nada disto acontece aqui em casa. Minha comida do dia-a-dia é bem saudável e light, quase não como açúcar, adoro frutas, não como embutidos e industrializados de um modo geral e todos que vêem comer em casa acrescentam sal aos meus pratos por considera-los insossos. E ainda sou boa degustadora de vinhos, chás, ervas aromáticas. Ou seja, julgo ter bom paladar e nariz, mas talvez tenha dado azar com meu kino. Aliás, demos, pois o Glicério, acima, também achou sem-graça, assim como todos da minha casa.
Sinto o contrariar, mas o kino é super pouco energético (25 Cal por 100 g) ante um abacate, com 161 Cal/100g. Ele é nutritivo como o pepino, mas de baixo valor energético como ele. Que bom que tenha encontrado kinos saborosos e suaves. Eu não dei a mesma sorte. Obrigada pela visita, um abraço, N

Anônimo disse...

Eu comprei esta fruta. Quando abri, não sabia o que fazer com ela. Tem gosto de pepino.
Então extraí os caroços com o espremedor de laranja (isso mesmo, cortei no meio e tasquei no expremedor de laranja). Depois coloquei tudo no liquidificador: o suco e os caroços que ficaram presos na rede do espremedor. Adicionei água e açúcar e coei depois de triturar.
O resultado foi um suco verde que tinha um gosto entre suco de clorofila e caldo de cana.
Realmente o valor não vale o gosto, mas foi uma esperiência interessante.

Anônimo disse...

Eu também comprei Kino!!!!
Pois é, fui traída pela minha curiosidade, nã resisti aquela bela fruta e comprei!
Pobre de mim, quando cheguei em casa e abri, por dentro era mais bela ainda, o grande problema é que não tem gosto de nada, não combina com nada, daí entrei aqui e descobri a fria em que eu havia me metido, mais eu tinha que encontrar uma utilidade para o kino..........depois de uns 5 dias resolvi meu problema, fiz um vinagrete e joguei as bonitas sementinhas dentro, ficou bem bonito.....

Neide Rigo disse...

Oi, Marlene,
acho que descobriu um ótimo uso para o kino. Deve ter ficado muito bom seu molho.
Um abraço,
Neide

Anônimo disse...

Eu também fui atraída pela beleza e exotismo do kino, aliás, kiwano é mais bonito, mais parecido com ele. De fato é uma fruta belíssima, mas só isso. Fiquei frustrada inicialmente, mas depois de ler esses depoimentos percebi que não foi apenas eu quem caiu no canto da sereia. De qualquer modo, é apenas experimentando que podemos fazer uma avaliação fidedigna. Valeu, mas se voltar a comprá-la será apenas para ornamentação!!!!

Celita - Rio de Janeiro

Nívea disse...

Também caí no conto do kino, ou melhor, caímos: eu e meu marido! Não fui apenas eu que se deslumbrou pela beleza da fruta! Depois que abrimos o kino, não tínhamos a menor idéia do que fazer com ele. Então resolvi pesquisar na internet. E descobri os depoimentos acima sobre a "saborosa" fruta... Depois disso, resolvemos jogar o kino no lixo, acho que vou desperdiçar açúcar e água se fizer o suco... Obrigada pelas dicas!

Nathália G. Assunção disse...

Depois de passar semanas deslumbrado com a beleza do Kino meu pai resolveu comprá-lo. Alguns dias se passaram enquanto só o olhávamos tentando descobrir que cor seria seu interior, qual a textura, o sabor. Enfim resolvemos abri-lo. Surpresa, era mais bonito ainda. Então surgiu a dúvida, como comê-lo? Minha mãe foi a primeira, em uma colherada já fez cara feia. Eu "passei" o dedo e senti o gosto, me lembrou o maracujá azedo na hora. Já meu pai foi o mais corajoso, pegou uma colherona e colocou pra dentro aquela coisa estranha, decepção total. A outra metade ainda reside na geladeira esperando um destino.

Anônimo disse...

Que coisa incrível! Quase morri de dar gargalhadas, quando li os comentários sobre esta fruta, pois comigo e meu marido aconteceu exatamente igual a 99% dos comentários, até mesmo no que diz respeito ao funcionário do mercado, a menina do caixa ria tanto que chegamos a achar que o Kino seria afrodizíaco. Meu marido prometeu nunca mais comprar frutas estranhas, esta é a segunda vez que jogamos dinheiro fora, pois em geral estas frutas exóticas não são baratas.

Anônimo disse...

Haha...

É uma fruta gostosa, porém vcs tem que adoçar ela, igual maracujá, ele parece ter o gosto ruim mas quando adoça fica bom.

Puro ninguém agüenta né? rsss...

Anônimo disse...

Que curioso encontrar tantos comentários com a mesma sensação que eu tive!!!
1) Fui seduzido visualmente pela exótica fruta
2) Achei cara mas pensei "deve ser uma delícia como o mangostim"
3) Ao abrir fiquei analisando o problema
4) Taquei uma colher dentro raspando tudo pra dentro do liquidificador, bati com adoçante e um pouco de água e ... tchan!!!
Não é q o suco é gostoso???
Sinto contrariá-los, mas o suco é bem interessante e cheio de fibras das sementes. Acho q deve fazer uma bela esfoliação interna hahahaha
É claro que não comprarei novamente, o custo-benefício foi o pior do ano na mercearia, com certeza.

Anônimo disse...

o kiwano é bom com iogurte e mel

Anônimo disse...

olha o Kino é otimo para quem faz tratamento de quimioterapia e radio, conheço pessoas que tomaram o suco durante o tratamento e nao caiu o cabelo, ate plantei na minha casa, fiz sucos deliciosos, com laranja então... fica uma delicia.
Amelia

Anônimo disse...

O suco do Kino é ótimo para emagrecer, segundo alguns experientes médicos endocrinologistas.

Anônimo disse...

Eu e minha mão demos muitas risadas quando lemos os comentários postados sobre o Kino.
Nós passamos por todas as situações comentadas. Achamos o fruto no pão de acuçar, e realmente é lindo!! A atendente também não sabia explicar comê-lo. Quando cortei em casa, achei que era um pepino chifrudo, mas, com gosto esquisito, meio melão, meio kiwi, meio pepino. Corri na net para descobrir o que fazer com aquela coisa tão estranha!!
Optei por fazer suco, e realmente ele ficou ótimo!! Muito refrescante, faz lembrar suco de meão, se colacar limão melhor ainda!!
Obrigada pela ajuda
Nilceia e Maria Couto - Piracicaba

Anônimo disse...

TEMOS EM CASA(PLANTADO) COMEMOS COMO SALADA E É SIMPLESMENTE DELICIOSO. GANHAMOS A SEMENTE DE UM AMIGO, SEMEAMOS E VINGOU DOIS PÉS.NÃO SEI PORQUE É TÃO CARO POIS DA MUITOS FRUTOS E EM MEDIA 2 OU 3 POR DIA POR LONGO TEMPO E DEPOIS DE COLHIDO TEM BOA DURABILIDADE. ATÉ A PLANTA É ESPINHENTA.ACHO QUE TEMOS UM ÓTIMO PALADAR, POIS NÃO COMEMOS ALIMENTOS FORTES.

Anônimo disse...

Olá Pessoal,

Exatamente tudo igual; minhas impressões sobre o tal fruto não foge a maior parte dos comentarios postados. Comprei a fruta por curiosidade e ela ficou na fruteira por um bom tempo antes que eu tomasse a decisão corajosa de abri-la, é a fruta me intimidou, devo dizer a verdade...Bem achei-a insossa, sem graça, e cara, muito cara R$24,00 o kilo no hortifrutti!!!!!! Ainda hoje tenho uma metade dela na geladeira, me impressionou o seu tempo de conservação. O melhor preparo que achei para ela foi misturada ao suco de laranja,castanha do Pará,maçã, algumas sementes de linhaça, misturo tudo no processador e eis aí o meu suco matinal. Muito bom. Não jogaria fora uma fruta tão cara assim, mas compraá-la novamente, ah isso eu duvido...

Anônimo disse...

Um pouco mais sobre a fruta kino.
O kino é uma fruta, da família das cucurbitáceas (melancia, melão, entre outras). Somente a parte da polpa, com as sementes, é comestível. Rico em potássio e também sais minerais, é considerado um bom regulador intestinal. O suco é uma das alternativas mais usadas para apreciar a fruta. É só retirar a polpa e misturar com água num liqüidificador. Depois de triturada, coer as sementes e adicionar açúcar. Muitos gostam de comer a polpa com colher diretamente na casca, misturando com açúcar. Também pode ser adicionada ao iogurte ou cereais, recomendou o produtor Roberto Yamanishi. Canal Rural
Fonte: Proservnet

Anônimo disse...

Senhores. Alguém come maracujá puro, como se extrai da fruta ? Pouquíssimos o fazem. Por ai vai se concluindo que o Kino é, também, mais uma dessas frutas, de polpa insípida, porém, se receber um toque, ficará deliciosa. Por ex.: raspe o interior com uma colher, acrescente açúcar ou leite condensado, depois vodka, coe e sirva com gelo... Uh!!! Da mesma forma, raspe a polpa, acrescente água filtrada, açúcar, coe e sirva com gelo...Uh!!! Agora o chic é cortá-lo em rodelas, descascá-lo com leveza, e acrescentá-lo em saladas que vão frutas... um pouco de vinagre, sal, salsinha... Uh!!! Gente, use a imaginação, limão é difícil de ser tragado, porém é nossa fruta de repercussão internacional.

Anônimo disse...

Em Belém o Kiwano é vendido aos montes no mercado-o-peso. Não sei como se usa por lá.
Aqui em BHTE, comprei e fiz suco com casca e tudo. É um suco de sabor suave próximo ao melão, bastante refrescante.
Temos que ousar. Comprar frutos desconhecidos e descobrir como usá-lo. Ouse. Não jogue na lata de lixo. Descubra formas de usar e divulgue na internet. Quanto a evitar queda de cabelo em quem faz quimio, existem quimioterápico que não levam à queda de cabelos, embora a fruta possa ter algum efeito benéfico para estes pacientes.

Anônimo disse...

corigindo ... mercado ver-o-peso....

ana

Unknown disse...

alias fiz a mesma coisa, estava no sacolaõ e pergunyei para p rapaz como se chamava aquele(a)talvez maracuja doce? e ele disse não!!! é Kino, perguntei como se come? ele respondeu suco com colher etccc... levei 4, 2 bem maduros lindos e 2 + verdinhos . chegeui em casa e fui abrir pra comer como sobremesa, urghhhhh, parece o quê? analisei e achei com gosto de pepino (eu adoro), cara de maracuja sem graça, meio romã, meio melão meio kiwi. é realmente o bichinho é muito estranho. Coloquei o suco com sementes no copo e adoçante, e congelei pra depois tomar como suco. ainda nao descobri suas propiedades, só  li que serve para quem faz quimio e faz crescer cabelos. òtimo o bichinho pelo menos serve pra alguma coisa, mas que ele é bonito é. gostaria de saber suas propiedades.anak

Anônimo disse...

Amigosss
Cai na mesma...curioso é fogo..cheguei no super e vi aquele lindo Fruto..compreiii..agora entro na internet para pesquisar e vejo que paguei o mesmo mico do KINO..nao vou jogar fora nao,vou comer mesmo assimm..obrigado pelos avisos.
silvio..Curitiba

Anônimo disse...

Olha vou daar uma dica para vc's não compre essa fruta, pq alem de ser cara é muito ruim. Eu ja ´tive o prazer de come -la mais é muito ruim msm.

Pode acreditar vc vai se arrepender

Anônimo disse...

Particularmente não gostei. Achei ela sem graça!
Por mim nunca mais comprava essa fruta! É uma dica!
Obrigada!

Anônimo disse...

ola fui ao ceasa e vi a fruta e achei linda entao perguntei pr q servia ele m disse q era pr se faser suco mas nao soube esplicar como pedi ao rapaz uma para levar pr minha esposa ver entao abri e achei estranho entao bati a polpa da fruta com leite e leite condensado e penerei ficou divino se nao souber o q faser faça isso vao adorar

Juliana Ferreira disse...

Aconteceu a mesma coisa comigo e com a minha mãe, como vários outros posts, vimos, achamos lindo e resolvemos compra-lo. Ao abrir o Kino tivemos a mesma reação da maioria (jogamos dinheiro fora!!!), porém após ler essas dicas vamos tentar fazer o suco que parece ser a "salvação" rs!!!!!

JOARES A MAY disse...

Olá,mais um que encontrou este fruto,pois vi olhei e gostei de seu visual,quanto ao preço 1,10 o kg não achei caro pela rara oportunidade,provar mais uma das milhares frutas,que temos.Foi hoje que comprei,de imediato abri vi uma formação muito legal, provei e aprovei pois é melhor do que li aqui. A proxima etapa é passar no triturador combinando com outras frutas depois contarei o resultado final,de mais uma etapa com o kino,até.

Carol disse...

Ah, não estou sozinha no mundo de pessoas que esxperimentam as coisas novas que aparecem pra comer!
Fiquei me perguntando se ela não esta va madura o suficiente e por isso era tão sem graça!
Rolei de rir com os comentários mas amei as sugestões do que fazer com a dita fruta!
Obrigada por me tirar da solidão de provadores frustrados de Kino! huahuahuah

Anônimo disse...

Começou nascer essa fruta na casa da minha mãe, estilo trepadeira e carregadinha. Hj panhei uma e vou esperar ficar um pouco mais madura pra abrir. Sei que não vou me decepcionar pois pelo que li já vi que num é lá essas coisas, mas a curiosidade fala mais alto. No Pão de açúcar é caríssimo.
Bjim Si

Maria Augusta disse...

Meu filho e eu compramos a fruta por achá-la interessante.Em casa não sabíamos exatamente como come-la, parece kiwi, pepino, melão.Tem muitas sementinhas resolvemos então fizer suco e ficou uma delícia !!

adelaide disse...

Adelaide- Eu sou uma curiosa por natureza e topando com o kino pela primeira vez,leveipara casa.Sem saber como come-lo,guardei-o na geladeira por vários dias até que me decidi experiment-lo.GOSTEI!
Cortei errado,mas com uma colher fui raspando todo aquele líquido verde e depopis coloquei dois envelopinhos de adoçante.Deu um copo grande cheio.Voltei ao sacolão e comprei mais duas bandeijas com duas unidades em cada.Muito satisfeita quiz saber mais sobre a fruta e vim parar aqui.O próximo vou cortar da forma que eu vi por aqui e vou plantar as sementes.Sempre que vou ao sacolão,procuro a seção de frutas que eu não conhecia e algumas delas são deliciosas, como a fruta da imperatriz.Pena que seja tão cara.Também me arrependi de outras,mas sem experimentar não descarto nenhuma.
limaccioly@terra.com.br

Anônimo disse...

olha, acho q a gde maioria de vcs não passa de uns "frescos" tudo q é novidade não pode ter o sabor daquilo q já conhecemos, comprei um pelo mesmo motivo q todos (a aparência) e fiz o suco como aconselhado aqui, é muito bom. Para aqueles q dizem não mais comprarem a fruta, obrigado, sobra mais.

Luciano Carioni
Florianópolis/SC

Anônimo disse...

Comprei essa budega hoje no Extra, só porque tava R$ 2,50 o kilo, e sou um cara curoso quanto a frutas.
A fruta é muito bonita e exótica, ao cortá-la me decepcionei, pois não senti nenhum aroma agradável.
Aliás, não senti aroma nenhum.
Realmente a sensação dos gominhos na boca e agradável, mas poderia não ter sementes. O Criador deveria repensar a questão das sementes no Kino. Bom o gosto... não senti gosto de p#r%$ nenhuma. Pepino é bem mais palatável, inclusive sem azeite, sal e vinagre.

Ou seja. Na minha opinião, é uma m$%$# de fruta.

Nunca mais comerei. Pra quem não comeu, garanto que não está perdendo nada.

Anônimo disse...

ahoje eu também cai no conto do "vigário"-kino, kkk o-vi pela primeira vêz e não resistir, comprei um para esperimetar, acabei de come-lo achei com gosto de pepino será da mesma familia? Taí... gostei do "diferentão"

Eunice 17/06/09 23h02

Anônimo disse...

SERÁ QUE PODEMOS FAZER CHÁ DA CASCA DO KINO?EU ADORO CHÁS DE QUALQUER COISA. TEM PROPRIEDADES QUE CURA ALGUMA DOENÇA? TIPO DORES DE CABEÇA E OUTRAS...
PAGUEI R$ 7,99k NESTA DATA EM SP

EUNICE
e-mail:metalfini.metais@ig.com.br

mcarolina disse...

Caaaara, eu curti a tal fruta esquisita, ela é bem saborosa!

mcarolina disse...

aaaamei a tal fruta esquisitinha, achei bem saborosa, e olha que estou acutumada a comer coisas fortes.

GLORIA disse...

Aqui em casa todos adoram frutas. Nosso dia não está completo se não tivermos variadas frutas para degustarmos. Também por pura curiosidade comprei o kino. Quando abri a fruta achei interessante, mas ao prová-la pensei que havia comprado a fruta estragada. O sabor é realmente de pepino ou maxixi maduros. Fui traída pela curiosidade. Mas como diz o poeta: tudo vale a pena se a alma não é pequena.... rsssssss

Ivo Guterman disse...

Minha mãe comprou uns 3 Kinos aqui pra casa. Comemos só um, porque tem cheiro de grama e, não sei porque nunca provei, gosto de grama. Mas realmente tem uma linda aparencia.
E nem foi tão caro: R$2,99 cada um. Valeu o enfeite e o poste.
Brigado!

Anônimo disse...

Neusa Maria Yshizuka.

Sou muito curiosa quando cheguei do mercado com a fruta Kino, corte-a ao meio, disse para a minha amiga, vamos esperimenta-la,ruim, muito ruim só tem preço, se depender de mim vai ficar nas ilhas dos mercados, ams consegui matar a minha curiosidade, foi toda para o lixo.

Sandra disse...

Olá...tbm fui movida pela curiosidade.
Comprei kino e saí perguntando pelo supermercado como se comia aquilo. Me ensinaram a preparar como salada ou suco.
Optei pelo suco e falando a verdade, não é tão ruim assim...até que gostei.
Abraço a todos.

anestor.mezzomo@gmail.com disse...

A primeira vez que comi kino, não soube como aproveitá-lo, mas depois de me falarem que se retira a polpa e se come com açúcar, experimentei e achei ótimo. Dizem que para quem tem problemas de intestino, é muito bom para ser comido em jejum. EU o corto como se fosse um limão e o espremo como se fosse um limão, pois que é difícil retirar as semenets com uma colher. Adiciono açúcar e como. Dei para diversas pessoas provarem e todas acharam excelente. Em Florianópolis, atualmente, custa cerca de R$ 3,00 à fruta. Compro-o seguidamente, mas já está plantado em meu sítio. Só em pensar nele, me dá água na boca. Qaundo novo, pode ser comido como pepino, retirando-se a casca. Produz muitos frutos. Algumas fotos minhas, da fruta: http://picasaweb.google.com.br/lh/view?uname=Amezzomo2002&q=kino&isOwner=true#

Neide Rigo disse...

Bem, pelo que vi neste tempo todo, gostar ou não de kino é uma questão de experiência. E quando puder ter minha própria plantação, certamente vou aprender a aproveitá-lo melhor. Acho que o que desanima, por enquanto, é o preço.
Um abraço,N

João e Luccas disse...

A julgar pela aparência, achamos que a fruta teria um gosto parecido pelo menos com carmbola.
A prová-la, descobrimos que a fruta náo tinha um gosto bem definido.
Com um pouco de açúcar, ficou até que interessante.
Acredito que seja uma opção boa para o verão, já que é uma fruta que retem bastante líquido.

Anônimo disse...

kino é muito bom para emagrecer, encha a geladeira de kino sem outra opção para comer, e seja fiel ao dinheiro gasto,e comprove que ao consumir uns quinze dias, vc emagreceu bastante.HSHSHSHS
O frutinha sem graça!!!

Anônimo disse...

Olá, eu e a minha esposa compramos um kino (kivano)... com a açucar não é assim tão ruim. Fiz como um dos posts, trituei com açucar + gelo + vodka e ficou bem mais gostoso.

manuel marques disse...

experimentem cortar o kiwano as rodelas e temperar com azeite ,vinagre e sal.atençao que tem que ser bem verde.esses ja amarelos nao p

restam assim comidos

manuel marques

Anônimo disse...

Fauser;
tenho plantado essa raridade "kino kiwano" em meio contradições adentrei oferecendo aos amigos e instruindo como preparar,a resposta foi imediata e positiva pois minha pequena produção é muito procurada por meus amigos e amigos de meus a amigos ,delicioso saboroso exotico nobre estes são os comentarios da maioria.
não teria boa aceitaçao sem o modo de preparo para degustação.
Vai aqui algumas sugestões ;
em festividade cortado em fatias com casca fasendo parte de salada de fruta mista não só sendo saboroso mas tambem sendo o arranjo pricipaldo prato quando se menciona fatias com casca a ideia pricipal é a montagem exotica do prato, o kino que vai em meio a salada de ser descascado essa salada dei o nome de salada real devido oa estetica do prato . batido ao leite condensado.como suco natural adição quatro de agua
por uma suco triturar coar adoçar a gosto.saborear ao creme de leite com morango,com ameixa preta,com banana.fatias com casca com coca cola e gelo.até mais pessoalna proxima tem mais sujestões

Enzo222 disse...

nossa, a muito tempo atrás eu fui ao guanabara e vi esta fruta exótica,não resisti e comprei o kino, cheguei em casa e já fui abrindo ele, com a colher já preparada ataquei o bicho,aliás a fruta, dei uma colherada e eeeeecaaaaa!! que azedo, pensei que eles estivesse verde, fui na geladeira, peguei o açucar e ficou maravilhoso, exatamente como contaram,parecia um maracujá, tá certo que eu nunca mais voltei a compra-lo,mas quem sabe um dia!
agora eu estou curioso enquanto ao mangostim, que citaram aí em cima e também a pitaya,será que é bom?

Victor disse...

"não compre!" algo dizia por sinais.
Vi o kiwano no Pão de Açucar, cinco mangos a unidade, caríssimo! e mesmo assim a curiosidade me pegou. Ele estava em um cesto ao lado da nectarina, associei que os gostos poderiam se assemelhar e eu, desastrado, fui com uma vontade tão grande de tocar na fruta que no primeiro contato enfiei o dedo em um espinho. Minha reação foi soltá-lo. Caiu no chão. Depois de xingar e ficar com uma cara sem graça, vi que saia um líquido vermelho dos espinhos que bateram no chão. O kino sangrava.
Ainda curioso e agora com dó, resolvi comprá-lo.

Depois de ler todas essas considerações, utilizarei o kino em um suco com laranja e figo. Estou na expectativa.

Teimosia disse...

Comprei um kiwano hoje, e fiz um belo suco (liquidifiquei a polpa com semente e tudo, acrescentei açúcar e coei). O sabor me lembrou um pouco o caldo de cana, e também o kiwi. Deixei algumas sementes reservadas para plantar. Com certeza, ganhou um espacinho no meu paladar...

Anônimo disse...

Eu tinha umas sementes em casa e resolvi planta-las.Nasceu uma trepadeira parecendo pé de chuchu com umas folhas espinhudas.deu fruto e nçao sabia o que era.Fuçando na internet descobri o Kino.
Vou Experimentar e depois digo o que achei.

Eliel disse...

Meu avô comprou pra mim e pra minha irmã.Não sabiamos como comer,depois que acessei aqui,vi que pode ser feito muitas coisas com essa fruta.
Vou ver se planto as sementes.
Obrigado,
Eliel.

Anônimo disse...

Meu pai no fim de ano, passou no sacolão, e decidiu comprar um kino para toda a família degustar esta linda fruta.Quando estavamos todos em sua casa ele abriu a tal fruta, e pediu para que fossemos prová-la, então, eu sempre curiosa fui a primeira a correr até lá; surpresa...Que coisa ruim e todos que lá estavam odiaram o tal Kino.
Depois passado alguns dias ele resolveu levá-la para dar aos passarinhos.
Surpresa depois de uns dois meses, não tinhamos ideia que planta era aquela, meu disse: Que era um pé atemoia e achamos maravilhoso, pois teriamos atemoia a vontade, só que todos pensamos atemoia da em arvore e não em uma planta rasteira.
Até que meu irmão procurou na net e viu qual fruta era.Meu pai colheu mais de 100 frutas (kino).
Hoje fiz salada com a fruta e ficou muito gostosa.

Anônimo disse...

Gente, também fui traída pela beleza desta fruta. Aquela cor alaranjada prometia muito... mas qual não foi minha decepção quando a abri e a experimentei. A reação foi a mesma de muitos de vocês. Como sabia que ninguém aqui em casa ia comê-la, acabei jogando o resto num pequeno canteiro e, surpresa... uns 30 dias depois tinha uma trepadeira toda espinhenta crescendo lá. Pensamos que era melão amarelo, por causa das flores, mas quando os frutos começaram a nascer percebi que era muito diferente de um melão. Fui pesquisar na internet e logo descobri que era um pé daquele melão africano (kivano) que tinha comprado. A planta é muito bacana e dá muitos, muitos frutos. Com cerca de três meses de existência já contei cerca de trinta frutos e alguns já amadurecendo. Realmente não dá para entender o preço alto. Aqui em BH é 8,99 (no sacolão). Vou experimentar fazê-la como suco. E se alguém tiver mais alguma receita boa, por favor não deixe de postar.
Obrigada,
Lindalva - Belo Horizonte lindalva_carvalho@yahoo.com.br

Adelaide disse...

Conheci o Kino a quase um ano e nunca mais parei de comprá-lo.Como com açucar e adoro.Estive no Mercado Municipal em S.P. e os vindos da África custam 25,00 o kl,
o gosto é melhor, mas aqui na minha cidade (Santos) compro no sacolão por 5,50 o nacional.Meu marido está p0lantando algumas sementes e vamos ver o que acontece.Preciso comes frutas mas estou enjoada de quase todas,sobram a jabuticaba (25,00 0kl e o mangostin que em S.P. custou 120,00 o kl)achei um assalto vou tentar separar uma dassementes para plantar.Estou cortando o kino na transversal e fica mais fácil retirar o interior.
No início usava só as semente,agora aproveito a polpa toda,só jogo fora a casca pois nem meus peixinhos aceitam.
Adelaide

Anônimo disse...

Moncarapacho/Algarve 25-04-2010
Comprei Kiwano ou Kino ou Melano , já á um tempo tenho curiosidade.
Parti e é um espectaculo de cor e geometria,fica muito aquém da sua tropicalidade , não tem o sabor que esperava contudo adicionei açucar e ficou gostoso.

Unknown disse...

Eu tambem cai no conto do "vigário"ou melhor, do fruto bonito. vale a pena lembrar que o maracujá tipo mortadela, na verdade é a maracujina, que é remédio.Será que as universsidades não encontram uma aplicação para este fruto tão ruim? Bem. Eu ja encontrei uma utilidade para essa coisa e sujiro um nome:fruto umoristíco. Gostaram?

Anônimo disse...

Eu n sei, eu acabei de comprar um no supermercado, tava 3,30 o quilo, eu achei praticamente barato, eu n sei se é bom pois eu não o comi... deve ser bom, eu estou experimentando varias frutas exoticas, esta é a segunda. Primeiro foi Bluberry (mirtilo), eu descobri que na verdade ele não é muito bom de ser comido, mas descubri outras formas de consumilo, um jeito é botalo no congelador e depois que congelas ir comendo aos poucos, ele tambem fica MUITO BOM para caudas! ;9
a proxima é o kino, e depois é o romã, e estou programando a fruta do conde para depois... hmmm quantas guloseimas!

Maria Helena disse...

Eu comprei o fruto na feira e deixei uma semana na fruteira, não sabia nem o nome para pesquisar na internet. Um dia resolvi descascá-lo, achei-o parecido com pepino, temperei como salada, inclusive com azeite balsâmico, ficou muito bom.
Maria Helena, Florianópolis

Bianca Tech disse...

minha mae compro hj em uma frutaria o tal do kino,ela disse q achou bonito e que compro pois era uma fruta exotica e com um preço aceitavel,vocês dizem que é caro,mas talvez nessa época do ano,aqui na minha cidade,Campo Largo -Pr era 1,50 o kg,então ela trouxe pra gente provar,agora a pouco fui pesquisar sobre esta fruta,e pelos primeiros comentarios tive uma ma impressao,antes de pesquisar haviamos comido um pouco sem açúcar,era horrivel,pois nao tinha gosto de nada,mas,minha mae colocou açúcar e canele,e aquele gosto de nada ficou um pouco mais cítrico e de fato muito saboroso,pois era um gosto suave,e vou tentar seguir as varias sugestoes de consumo que encontrei neste blog...o kino é bom,e eu gosto deste tipo de fruta,pois a gente tem que descobrir seus varios gostos,temos que inovar,e assim provar de um dos frutos exotissíssimos de nosso país[na verdade da áfica]

Anônimo disse...

Tasquei na panela com um pouco de água e açúcar e fiz uma geléia! Até que ficou bom!

Anônimo disse...

O kino parece um pokemon...

Celis disse...

Ah. aconteceu comigop, moro em Americana-SP, fui ao supermercado Pague Menos ví a fruta e comprei, na caixa estava escrito manga, achei que fosse da família, da manga, melão, etc.., mas ao abrir, nossa! nem sabia como comer. aí fui na internet para consulta e ví todos esses comentários. Legal, deverei fazer suco... acho que com laranja.

Anônimo disse...

este post sem graça compromete em parte a venda deste artigo. ainda por cima existe pouco na net a falar sobre o kiwano. o que é certo como na maioria dos produtos (gourmet) o mal é de quem não os sabe preparar, e de quem não gosta de sentir o paladar dos alimentos(gosta mais de se lambuzar que nem glutão).

PAULO OLIVEIRA
Minha opinião do Produto em questão é que alem de lindíssimo para enfeitar é óptimo em saladas.

Paty disse...

Uma coisa eu sei,pois experimentei o kino.Ele é melhor do que o pepino.rsrs.

Anônimo disse...

Comprei o kino atraida pela novidade e pela beleza, mas antes de usá-la vim fazer uma pesquisa sobre a fruta. Procurei tambem saber sobre suas propriedades medicinais, pois aprendo a gostar do que é bom pra saude. Olha eu me diverti muito ao ler o que foi postado aqui, mas senti que poucos procuraram saber suas propriedades. Gostei muito de uma resposta aqui que comenta sobre o sabor desconhecido da fruta tambem desconhecida em que cita-se o sabor do limão, que para quem nao conhece é horrivel sozinho mas uma delicia misturado com outros sabores ou sozinho com agua gelada e adoçado. Então experimentei o kinoa fazendo um suco batido com agua gelada, adoçado e coado, gostei. Depois misturei com maçã e laranja batido no liquidificador, ficou uma delícia. Vou comprar mais usar em salada de frutas com leite condensado e creme de leite, deve ficar muito bom e com belo visual.
isabelita-São Paulo

Anônimo disse...

Comprei o Kino, ou Kiwano, pela sua forma exótica,surpeendente; buscava frutos (e objetos)que pudessem ser transformados em velas ornamentais, como já fizera com pinhas e anonáceas.
E de fato,usando procedimentos e técnicas próprias da escultura, como formas elásticas de borracha de silicone, obtive ótimas velas.
Depois de ter servido para o objetivo, até abri o fruto e experimentei sua polpa, porque afinal, estava já muito curioso para saber o gosto. De fato, parece pepino...insosso.
Mas já faz tempo, esta experiência, e na época, dei pouca importância, considerando que eu é que não devia estar sabendo como utilizar este fruto.

odilon disse...

acabei de comprar esta bela e exotica fruta. no supermercado, segurei-a,apertando-a devagar para não machucá-la, encheu-me a boca de saliva vislubrando no horizonte qual delícia será ao abrí-la paracomer. minha esposa reclamndo do preço: R$ 10;99 o kg. decidi pesquisar e ao encotrar esta counidade tão ligada a este raríssimo(nem tanto como pude perceber, nasce igual a capim), porém exotico fruto, de sabor saboroso para uns e ruim para outros,contudo,degustável, foi que tomei a iniciativa de deixá-lo amadurecer para poder saboreá-lo. Se meu paladar aprovar comprarei mais, porém jogar fora nunca. quanto ao poderes medicinais pesquisarei depois. As vezes o remedio ruim é o que cura.

odilon disse...

Após ler os comentários aquí postados, quase morro de tanto ri, pois tive certeza que não estava só na busca de descobrir o sabor de novas frutas. Nosso problema foi a sedução que o "Kino" nos proporcionou. Não pelo aroma, mas sim, pelas suas cores, sua forma exótica, seu jeito diferente como frutos. Vou mais além de exótico, o fruto também é "erótico". Não no sentido sexual de fazer amor com ele,isto seria impossível e creio, até doloroso para alguns, porém, do prazer que nos dará ao comê-lo, ou seja, degustá-lo, saboreá-lo. Ao pegá-lo no supermercado ou outros local de venda, a perguta foi imediata: Que gosto terá? qual a sensação de extase sentirei?. O desejos do desconhecido permeiou a nossa mente e começamos a sonhar no prazer, no sabor. Chamei a esposa e filhos para saborear aquele fruto exotico e como disse antes, também erótico. Ao abrí-la, deparamos com um pepino diferente, da cor do kiwi e sem um aroma definido, puxando para o melão ou pepino. Fiz um suco misturado com limão e lembei que alguem disse era bom para emagrecer,concordo plenamente, perdir 2Kg em 1 dias tentando retirá-lo de meu organismo com uma maratona de exercicios.Ha!Ha!,Ha! brincadeira, o suco é gostoso misturado ao limão e açúcar. No começo, sente-se o limão e no final um gosto de melão ou pepino, porém saboroso. no momento vou esperar o crescimento das sementes que plantei. Odilon-João Pessoa-PB

j disse...

http://www.wikihow.com/Eat-a-Kiwano-%28Horned-Melon%29

Anônimo disse...

Ufa!
Tou aki, com um kino, nas mãos!
Busquei saber alguma coisa sobre ele, devido às duvidas.
Isso se come? pepino madura é intragável!!!!
A família rio de mim...Motivo; Gastei uma boa grana com dois kinos...
Mas sou igual a São Tomé: gosto de ver para crer Essa foi ruim demais

Marly _Bahia

bethe morbini disse...

hehehehehehe
Será que só eu gostei?
Adorei, um gosto bem superior ao do Pepino que tbem já gosto.
Gostei tanto, que comprei uma mais madura, deixei ela uns dias enroladas em jornal para amadurecer bem, tirei as sementes, plantei no quintal da minha mana (eu moro em aptº) e já fazem 2 anos que colhemos muitos, pois é uma ramada igual de chuchu, e dá muito mais que xuxu em penca!
E para desconsolo de vocês, toda a família da minha mana, (marido e 4 sobrinhos) adoraram, pois é melhor que comer pepino....hahahahaha
Minha filha, Camila, advogada com 27 anos, tbem é fã do kiwano.
Como temos em abundancia, no quintal da minha mana, comemos umas 3 frutas destas no almoço.
Gostooooooooooooooso, hummmmmmmmmmm!!!
Beijos crianças!

Glaucia Mizuki disse...

Eu tive a mesma curiosidade e comprei uma fruta por dois reais. Nao achei tao caro assim e como é lindo vou tentar plantar pois li aqui que conseguiram plantar. Como ao comprei um quis pesquisar antes como aproveitar melhor a fruta. Como adoro comer maracuja de colher e sem acucar, e amo comer pepino com casca e tudo e sem tempero como se fosse maçã. . . Acho que vou gostar do kino. Vou la privar agora e volto aqui depois para comentar, decidi comer metade e a outra metade fazer um auco. Obrigada pelas dicas. Vou la, estoy curiosa rsrssr

Anônimo disse...

Fiz suco, adicionei açucar, ficou com gosto de figo da india. Exelente laxante.

Natally Martins disse...

Ai, eu vi ontem no mercado e falei pro maridão: Que diaxo é isso?
kkkkkk Kino? vamos pesquisar primeiro!
E cá estou eu olahndo os recadinhos dos colegas, alguns gostam outros não...rsrs
Acho que vou ter que comprar pra ver. Depois volto aqui e falo o que achei!
bjsssss

Rubens da Cunha disse...

acabei de abrir um, é bonito mas não tem graça nenhuma - (parece certas pessoas :) ) - fiz um suco, coloquei um pouco de açucar mascavo, ficou melhor. O bom foi descobrir que tem um monte de maluco curioso, que nem eu, que não sossega enquanto não experimentar o exotismo :)

Anônimo disse...

nuss eu comprei e achei o 'óoo' terrivel o negocio caro pra caramba e com gosto de pipipno vei.... eu entrei aqui pra ver se tinha algo de util pra aquele pipino mutante cheio de espinhus!!!!!!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

nuss
midisseram que emagrece ... deve emagrecer mesmo... se vc fikr comprando essa fruta vai fika sem dinheiro até pra compra a propria comiga!!!1kkkkkk ... isso emagrece .... !!!!!!!!! o seu bolço!!!1kkkk

Anônimo disse...

A fruta só é linda, mas, totalmente sem graça, sem sabor, sem nada, ao experimentar achei que haviam colhido fora da época, lendo os comentários descubro que ela é apenas uma fruta linda.....

luiz espindola disse...

Cortado em fatias transversais e temperado com aceto balsamico e azeite de oliva,otima salada.

Anônimo disse...

Li em algum lugar que o kino é azedo. o que comprei nao era azedo. O sabor era uma mistura de pepino com abobora crua. Acho que o problema de muitas frutas é que são coletadas muito verdes fazendo com que percam o sabor. Bem, prefiro mil vezes as frutas brasileiras ou abrasileiradas, como graviola, taperebá, cupuaçu, bacurí, mangaba, uvaia etc.

Anônimo disse...

Bem, gosto e opiniões são próprias de cada um.
acabei de degustá-lo agorarinha mesmo em forma de salada. Planto todo ano o Kiwano (alta produção) e as duas formas que os faço em casa é em salada e cosido (temperadinho), igual maxixe.(utilizo frutos novos e tenros - nunca maduros). Acho-o melhor (mais saboroso) que o pepino, já que você não fica lembrando dele o dia todo..hehehhe.
Sem contar com as propriedades curativas do mesmo.
Grande abraço.
Salata

Anônimo disse...

Obrigada seu blog me ajudo mt a fazer uma pesquisa da escola

Anônimo disse...

Minha mãe comprou um Kino por curiosidade e depois não sabia o que fazer pois achou horrível, então eu provei e também achei ruim, mas resolvi bater com suco de limão, água e açúcar e até que o resultado ficou agradável.

o cantinho da naica disse...

Ao contrário do que alguns leitores aqui descrevem , o Kiwano é sem dúvida , uma fruta super saborosa . Come-se simples , com açúcar ou com sal . Tambem eu mesma , já fiz um óptimo doce . Este doce fica uma delicia e por ser gelatinoso , fica com o aspecto de mel .

Luzicelma disse...

Olá, tive a mesma experiência de curiosidade e compra...
Cortei ao meio, retirei a semente e comi uma colherada ( também achei sem graça como a maioria). Peguei outra colherada e misturei com doce de leite- muito sem graça também. Resolvi colocar o restante dessa metade num lanche que estava fazendo para o meu marido (como picles sei lá! Misturei com limão, sal e tomates cereja cortados e acrescentei ao 'Xburguer' - ele gostou!! A outra metade vou colocar na gelatina ou com iogurte, gostei da ideia!!

Anônimo disse...

Deve-se comer em forma de salada! Ele não pode ser consumido maduro e sim verde! Descasque e corte em rodelas como na salada de pepino! É assim que utilizamos aqui em Lajeado!

Anônimo disse...

Meu nome é Maurício,pepino africano é excelente tanto p salada como suco quando maduro,muita gente aí é enjoada,acho q todos gostariam q as frutas e legumes tivessem gosto d morango ou chocolate não gostam d provar coisas novas pois tem muita bitamina C e A e ótimo p intestino e muitas dessas pessoas q não gostam tem probemas intestinais q seria ótimo p resolver este problema,lamentável!vou procurar em varios lugares p ver se acho mais aqui em Curitiba!

Unknown disse...

Nossa Neide, nem sabia que isso era fruta. Há alguns anos ganhei semente de uma senhora que disse ser maxixe. Plantei, e realmente, carrega mesmo, as pencas. Eu colhia verde e preparava como salada de pepino, quando algum amadurecia, deixava para semente. Quando der de novo vou experimentar maduro também. Ele verde é igual pepino.

Cacia Armond disse...

Oi, li seu comentário hoje e gostaria de saber como devo plantar as sementes,tem que esperar secar ? Quantos anos leva para dar frutos? Obrigado!!!

Durival Morastico disse...

Cacia Armond, plantei o kino e aprendi na raça. O kino bem maduro tem outro sabor, perde aquele azedinho existente quando verde. Como plantar , muito simples e tem os mesmos problemas de qualquer (pepino, abobora etc). obs....Separar as sementes em grupos de 3 ou mais elementos(sementes) cada bloco. Abra a fruta madura dentro de uma vasilha rasa. Prepare um local plano , cubra com papel que possa absolver mas rapido a agua existente. Coloque as sementes em grupos de 3 ou 4 sementes.(despeje as sementes por grupo , use um instrumento de ponta, faca,chave fenda etc) para separar. Deixe secar em um local quente e ventilado, ou no sol mesmo. (ele e' resistente). Quando estiver seco , separe os blocos cortando o papel. Cada bloco e' uma cova.(este processo facilita armazenamento das sementes secas por mais tempo). Caso queira pode usar um canteiro com terra preparada (fofa) e coloque todas as sementes para germinar (não necessita secar, apenas distribua em varios modulos). Quando germinar aguarde compor 2 a 4 folhas , retire com cuidado e as replantes. Vc tambem pode fazer esse processo em copinhos de plasticos com o sub extrato , (ai vc separa em grupos de 3 a 4 sementes mesmos em estado umido). Neste caso vc ganha uma etapa e maior facilidade de plantio. Kino bem maduro pode ser comido com colher (raspa a fruta) ou feito suco (coar sementes secas). (misture o suco com alguma fruta de seu gosto predileto. ).

Durival Morastico disse...

Cacia Armond, esqueci de dizer que ele produz entre 4 a 5 meses dependendo da região. Gosta de sol, não tolera sombra. A falta de agua desgasta a planta porem o excesso traz outras consequencias. (doenças , podridão). Ele e' igual ao xuxu, pepino ou abobora, não tolera pisoteio ou mudanças de suas ramas. (se a fizer , mude-as com cuidado e bem no final da tarde, tipo apos 17 ou 18 horas dependendo da sua região - (ou seja espere o por do sol).

Unknown disse...

Caraca!! Comprei essa fruta hoje, kkkkkk. Comprei sem pesquisar antes, mais pelo que vi, acho que vou gostar, sou de paladar bem estravagante. Gosto muito de goisas azedas principalmente, e pelo que vi aí parece que ele é meio azedinho. Então vamos lá, experimentar já.

Unknown disse...

Aqui em casa é mato. Cresce na horta sem ser semeado ou manejado

Edna Moura disse...

Uauu!! Foi paixão a primeira vista. Sou curiosa, quando encontro uma fruta desconhecida compro para retirar as sementes e plantar. Possuo um pequeno espaço que estou transformando em um pomarzinho.(resultado da pandemica) Então fiquei na dúvida o que fazer e encontrei uma receita. Suco! Gente, uma delícia! Suco de 01 limão Havaí, 1/2 kino, 1c. de mel, 200ml de água e três cubinhos de gelo. Bati o kino com a água (sem retirar as sementes) e depois passei em uma peneira. Bati outra vez, agora com o suco do limão, o mel e o gelo. E depois degustei!!! Ah, usei a metade do kino , afinal precisei do restante para plantar. Obrigada ao Unknown pelas informações do plantio.

Unknown disse...

legal.
ontem comprei um também, e agora em.duvidas, kkkk

Anônimo disse...

Eu tiro as sementes com uma colher,e coloco 1colher de açúcar e como as colheradas.Dizem que tem mais potacio que a banana.E também coloco no vinagrete.

Anônimo disse...

Kkkkkkk nossa !!! Somos todos curiosos mesmo kkkkk estou com dois frutos aqui também sem saber como consumir , eu experimentei e achei com sabor de pepino , mas menos acentuado o sabor , são lindos... Mas......... Não compraria mais não😉

Durival Morastico disse...

O Kino pode ser consumido como salada. Caso queira aguardar amadurecer (colorido bem dourado) pode consumir como fruta). meio azedo porem exótico. kkkkkk. beba agua antes.

Anônimo disse...

Oi, gente! Sempre que nao sei o que fazer com uma coisa, dou uma paradinha aqui! Hoje fomos ao mercado municipal e trouxemos coisas que nao conheciamos - kino, rambutan, abacaxi de gomo e um maracujá meio diferente. A grande incognita foi o kino! Será que tinha alguma coisa boa para fazer com ele? Achamos beeeem sem gracinha! Amanhã vira vinagrete! Rsss...obrigada pela sugestão!